COMUNICAÇÃO

PARÓQUIA CRISTO RESSUSCITADO

Av. Getúlio Vargas Nº 125-Centro  Fone: 3524-7152

E-mail: pcristoressuscitado@gmail.com

 

Intenções do Apostolado da Oração (Papa).

Geral: Para que em todo o mundo seja reconhecida adequadamente a contribuição feminina ao desenvolvimento da sociedade.

Horários para a prática do Sacramento da Penitência (Confissão)

TODAS AS QUINTAS E SEXTAS–FEIRAS A PARTIR DE 18:00HS E DIA 25: DE 17 ÀS 19:30HS.

Missionária: Para que o Espírito Santo conceda perseverança a todos os quer sofrem injustas discriminação, perseguição e até   são assassinados pelo Nome de Cristo, em particular na Ásia.

 

 

 

 

 

 

 


MENSAGEM AOS DIZIMISTAS

 

QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA.

Queridos(@s) Irmãos(@s) Dizimistas:  Estamos no Tempo da Quaresma, período que predispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da palavra de Deus e de conversão, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recorrer com mais freqüência as “armas da penitencia cristã”: a oração, o jejum e a esmola (Mt 6,1-6. 16-18).

Estamos também celebrando a Campanha da Fraternidade que nos convida a valorizar e promover a saúde pública em nosso meio. Em nossas orações lembremos rezar assim a nosso Senhor Jesus: “Tu, que vieste pra que todos tenham vida, Cura teu povo dessa dor em que se encerra; Que a fé nos salve e nos de força nessa lida, E que a saúde se difunda sobre a terra.” (cf. Eclo 38,8)

Parabéns pra todas as mulheres de nossa Paróquia, que elas sejam sinal de ternura de Deus no mundo. Neste mês receberemos visitantes de Manaus e de Itacoatiara. Apoiarão em nossa formação.  Abraços  e bênçãos pra todos vocês.

Pe. Alejandro Gollaz Mares, Missionário de Guadalupe. – Pároco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


AGENDA PAROQUIAL MÊS DE MARÇO

 

ATIVIDADE

QUANDO

ONDE

HORAS

Oficina com os Agentes de Saúde – CF2012

17/03 – Sábado

Centro Pastoral – Madre Tereza

9:00hs

Curso de Liturgia na Prelazia

17 e18/03 – Sáb. e Domingo

Itacoatiara

 

Visita à Escola e Posto de Saúde – CF2012

19/03 – Segunda

Augusto Montenegro

Manhã/Tarde

Visita à Escola Armando Kettle - CF2012

19/03 – Segunda

Urucurituba

Manhã/Tarde

Visita à Escola e Posto de Saúde – CF2012

20/03 - Terça

Itapeaçu

Manhã/Tarde

Visita à Escola Suzete Tundis - CF2012

20/03 - Terça

Urucurituba

Manhã/Tarde

Visita à Escola Maria Arruda - CF2012

21/03 - Quarta

Urucurituba

Manhã/Tarde

Visita à Escola e Posto de Saúde – CF2012

21/03 - Quarta

Itapeaçu

Manhã/Tarde

Visita à Escola José Gama Filho – CF 2012

22/03 – Quinta

Urucurituba

Tarde

Encontro da PJ com os Grupos 05 e 06

24 e 25/03 – Sáb. e Domingo

Centro Pastoral – Madre Tereza

8:00hs

Retiro Quaresmal

31/03 - Sábado

 

 

Missa para os jovens

31/03 - Sábado

Igreja Matriz

19:30hs

 

Todas as Quintas: 18:00hs – Hora Santa Vocacional

  19:30hs – Novena da CF/2012 nas famílias

Todas as Sextas:   19:30hs – Via – Sacra nas comunidades e Missa na Matriz

Todos os Sábados: 14:00hs – Encontro da Animação Missionária na Matriz

    19:00hs – Encontro de Catecumenato na Matriz

    19:30hs: - Encontro de jovens na Matriz e nas comunidades da cidade

Mensagem do Papa para a Quaresma.

 


    A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito, este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal. Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da » (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre atual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.             

1. «Prestemos atenção»: a responsabilidade pelo irmão. O primeiro elemento é o convite a «prestar atenção»: o verbo grego usado é katanoein, que significa observar bem, estar atento, olhar conscienciosamente, dar-se conta de uma realidade. Encontramo-lo no Evangelho, quando Jesus convida os discípulos a «observar» as aves do céu, que não se preocupam com o alimento e todavia são objeto de solícita e cuidadosa Providência divina (cf. Lc 12, 24), e a «dar-se conta» da trave que têm na própria vista antes de reparar no argueiro que está na vista do irmão (cf. Lc 6, 41). Diz o apóstolo Paulo: «Se porventura um homem for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi essa pessoa com espírito de mansidão, e tu olha para ti próprio, não estejas também tu a ser tentado» (Gl 6, 1). Neste nosso mundo impregnado de individualismo, é necessário redescobrir a importância da correção fraterna, para caminharmos juntos para a santidade. 2. «Uns aos outros»: o dom da reciprocidade.  O fato de sermos o «guarda» dos outros contrasta com uma mentalidade que, reduzindo a vida unicamente à dimensão terrena, deixa de a considerar na sua perspectiva escatológica e aceita qualquer opção moral em nome da liberdade individual. Os discípulos do Senhor, unidos a Cristo através da Eucaristia, vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence: a sua vida, a sua salvação têm a ver com a minha vida e a minha salvação. Tocamos aqui um elemento muito profundo da comunhão: a nossa existência está ligada com a dos outros, quer no bem quer no mal; tanto o pecado como as obras de amor possuem também uma dimensão social. 3. «Para nos estimularmos ao amor e às boas obras»: caminhar juntos na santidade. Esta afirmação da Carta aos Hebreus (10, 24) impele-nos a considerar a vocação universal à santidade como o caminho constante na vida espiritual, a aspirar aos carismas mais elevados e a um amor cada vez mais alto e fecundo (cf. 1 Cor 12, 31 – 13, 13). A atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior, «como a luz da aurora, que cresce até ao romper do dia» (Prov 4, 18), à espera de viver o dia sem ocaso em Deus. Que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor, no serviço e nas obras boas (cf. Heb 6, 10). Este apelo ressoa particularmente forte neste tempo santo de preparação para a Páscoa. Com votos de uma Quaresma santa e fecunda, confio-vos à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e, de coração, concedo a todos a Bênção Apostólica.

 

 

 

Uma abençoada Quaresma para você e sua família!!!

 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

 

OBJETIVO:

Evangelizar a comunidade através dos diversos meios de comunicação para que Jesus seja conhecido e amado construindo seu Reino em nossa sociedade.

 

1)      Programas da rádio. Realizar os programas da rádio toda quarta feira na Rádio Difusora. Olhar a possibilidade de tomar alguma das outras duas horas disponíveis – segunda e quinta feira;

2)      Elaborar a “carta” mensal para os dizimistas e comunidades da paróquia;

3)      Fazer uso das “ocas de ferro” sons que temos na cidade para divulgar a palavra de Deus e as diversas atividades da Igreja;

4)      Fazer uso doa internet na paróquia. Dar a conhecer o nosso endereço eletrônico: pacrsitoressuscitado@gmail.com – abrir nossa página web para informar constantemente aos nossos comunitários.

5)      Escrever a história da paróquia de Cristo Ressuscitado e dar a conhecer.

6)      Apoiar as festas de nossa paróquia desempenhando elaboração de documentos necessário para a ocasião.

7)      Etc.

 

 

 

Paróquia de Cristo Ressuscitado.

Urucurituba-AM.

29-03-2012

 

 

 

 

 

 

 

 

PARÓQUIA CRISTO RESSUSCITADO

Av. GETÚLIO VARGAS Nº.125 – CENTRO

FONE: 3524-7152

E-mail: pcristor@gmail.com

 

 

 

 

 

 

ROTEIRO DO PROGRAMA “A VOZ DA PRELAZIA” SOB A RESPONSABILIDADE DA PARÓQUIA CRISTO RESSUSCITADO DE URUCURITUBA, REALIZADO NO DIA 29/03/2012.

 

1-      ABERTURA:

  • MÚSICA;
  • ORAÇÃO INICIAL;
  • SAUDAÇÃO INICIAL;
  • MÚSICA;
  • Leitura do Evangelho do dia:

Aclamação ao santo Evangelho.

Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
- Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.
Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus : Mt 26, 14-25

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  †  segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!
 
- Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: "Que me dareis se vos entregar Jesus?" Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?" Jesus respondeu: "Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe:'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'". Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: "Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair". Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: "Senhor, será que sou eu?" Jesus respondeu: "Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!" Então Judas, o traidor, perguntou: "Mestre, serei eu?" Jesus lhe respondeu: "Tu o dizes".
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

  • Reflexão do Evangelho;
  • Reflexão - Trinta moedas... (Mt 26, 14-25)

    Trinta moedas de prata não eram uma quantia desprezível. Por este preço, na Palestina, adquiria-se um escravo. Alguém poderia estranhar que o Filho de Deus custasse o preço de um escravo. Ora, a cruz era proibida a um cidadão romano, mas cabia muito bem a um escravo fugido ou revoltoso. E foi na cruz que Jesus se entregou a nós. Paulo apóstolo, cidadão do Império, foi decapitado porque o Direito Romano não permitia que fosse crucificado, assim como seriam Pedro e André.
    Quem estranhou não terá entendido a passagem clássica de Fl 2, 6ss: “Sendo ele [Jesus Cristo] de condição divina (...), despojou-se, tomando a condição de servo [= escravo]... ele se rebaixou, tornando-se obediente até a morte, e morte numa cruz.” Ao abrir mão, livremente, de sua vontade própria – “Pai, não se faça a minha vontade, mas a tua” (cf. Lc 22, 42) -, Jesus Cristo se aniquila como os escravos se aniquilavam diante de seus donos. Trata-se de um abandono total, sem reservas, movido pelo amor sem limites, a filantropia de Deus por seu povo, que os Padres gregos chamavam de manikos éros, o louco amor de Deus. Enfim, Zacarias previra o preço do Messias: “Pagaram, de fato, o meu salário: trinta siclos de prata. O Senhor me disse: ‘Lança-o ao fundidor, esse belo preço em que fui avaliado por eles.’” (Zc 11, 12)

 

  • Música;

 

 

2-      INFORMAÇÕES;

  • CALENDÁRIO PAROQUIAL:

3-      ORAÇÃO FINAL

4-      DESPEDIDA;

5-      MÚSICA FINAL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELAÇÃO DOS COMPONENTES DA PASTORAL DISPONÍVEL PARA OS SERVIÇOS PASTORIAIS.

 

COMPONENTES:

FUNÇÃO

CONTATO

01

RAIMUNDO  MARQUES

Coordenação

 

02

BÁRBARA

Divulgação

 

03

MOISES RAMOS

Divulgação

 

04

PEDRO DUTRA

Divulgação

 

05

DOMINGOS PONTES (MANDULÃO)

Resp. pelas Vozes

 

06

ROGÉRIO

Divulgação

 

07

NANCY

Elaboração de cartas p/dizimistas

 

08

AFONSO PIRES

Divulgação

 

09

CLEIDEILSON (THULA)

Divulgação

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma de atividades do mês: abril/12

Dia / mês

Atividade

horários

Responsável

Segunda feira

Programa  na Difusora

18;30

Moises / Pedro

Quarta feira

Programa na Difusora

18;30

Bárbara / Rogério

Quinta feira

Programa na Difusora

18;30

R Marques / Afonso

 

 

 

 

 

SERVIÇOS DE ALTO FALANTES

MATRIZ CRISTO RESSUSCITADO

 

Equipe do Mandulão

Segunda feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

Quarta feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

Sexta feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

 

 

 

 

 

SERVIÇOS DE ALTO FALANTES

COM. DE N. S. APARECIDA

 

Equipe do Mandulão

Segunda feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

Quarta feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

Sexta feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

 

 

 

 

 

SERVIÇOS DE ALTO FALANTES

COM. N. S. DO LIVRAMENTO

 

Equipe do Mandulão

Segunda feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

Quarta feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

Sexta feira

Evangelização / Avisos

14;00/17;00

 

 

 

 

 

 

OBS. NA ÉPOCA DA FESTA DE CRISTO, INSTENSIFICAR A DIVULGAÇÃO