“ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO”, localizada na Estrada do Arrozal, KM 01, bairro São Lázaro, com objetivo de atender crianças do referido bairro e adjacências.
A Escola Municipal Professora Donata de Castro Pinto: Tem 06 salas de aulas, 01 sala de informática, 01 biblioteca, 01 pátio grande com refeitório, 01 cozinha, 01 depósito de material de higiene, 01 depósito de merenda, 01 dispensa, 01 vestiário, 01 sala dos professores, 01 almoxarifado, 01 secretária de arquivos, 01 sala do gestor, 02 banheiros social ou seja dos funcionários, 01 banheiro feminino com três divisão de alunos 01 banheiro masculino com três divisão de alunos. A escola é toda murada e tem um quadro de professores todos com nível superior que são: Itamar Tavares Maciel (gestora), Gilmar Mourão pedagogo, Marilene Bentes pedagoga; professores: Estefânia Tundis, Febe Tundis, Leondina Tundis, Marcela Zanes, Mirian de Oliveira, Leane Andrade,Mirlene Marques, Marilete de Araújo, Eliamá Neves, Francisco Barros, Raimunda Marinho, Regina Vinente e Saturnina Réis. Quatro Administrativo: Heric Roque (Secretário), Naiany Tavares, Adenilson dos Santos, João Paulo Dinis, Dioneia Réis, Eliane dos Santos, Elisiane Brasil, Elineth Pereira, Ivandra dos Santos, Raimundo Elton, Josiete Borges, Noraldo Lopes, Sandra dos Santos, Leonilda Mendonça, Risívalda Pereira e Aurenice Maria Guimarães Filha.
BIOGRAFIA HISTÓRICA DA PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO.
DONATA DE CASTRO PINTO, (viúva) nascida no dia 03 de setembro de 1931, no município de Urucurituba-AM, atualmente Distrito de Augusto Montenegro filha de Salatiel Chaves de Queiroz, e de Dona Clara Moraes de Castro. FALECIDA NO DIA 11 DE MARÇO DE 2008, na cidade de Manaus-AM. Ela, foi casada com o Senhor JOSÉ MARCELINO FERREIRA PINTO NO DIA 10 DE JANEIRO DE 1948. Cursou Magistério de 1ª à 4ª Séries do 1º Grau na Escola Maria Arruda, concluindo no ano de 1984 no município de URUCURITUBA-AM. Mãe de doze filhos, sendo sete vivos. Com dezenove netos e dez bisnetos. Exerceu a sua primeira função como professora municipal no lugar denominado “Boca das Onças” neste Município, a partir de 04 agosto de 1956, nomeada pela Portaria nº 73, de 13 de setembro 1956, na gestão do Ex-prefeito ARÃO TÁVORA TUNDIS, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1970, lecionando em várias escolas da Zona Rural do Município. A partir de 1º de janeiro de 1971, na nova gestão do Prefeito ARÃO TÁVORA TUNDIS, passou a trabalhar no setor de educação e cultura do Município, na função de Escrevente datilógrafo, através do Decreto nº 07, de 02 de março de 1981, na gestão do Prefeito MANOEL ANTONIO VITAL, foi nomeada para o cargo efetivo de Professor Leigo Rural., Após prestar concurso público, deu continuidade como a mesma função de escrevente datilografo que vinha exercendo desde 1º de janeiro de 1971. No dia 10 de março de 1986, requereu sua aposentadoria por tempo de serviço com todos os seus direitos na gestão do então prefeito ALEXANDRE GOMES DA SILVA.
Na atual gestão do PREFEITO JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES, E LEONCIO ANTONIO TUNDIS CARVALHO com apoio total da Câmara Municipal de Urucurituba-AM, foi tomado a iniciativa através desta parceria, por relevantes trabalhos prestado a educação do município de Urucurituba, ser prestigiado por mérito a PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO ATRAVÉS DA “LEI Nº.002/2021 - de 19 de fevereiro de 2021”. Com a iniciativa por parte do Prefeito Municipal, dos educadores deste município e da sociedade em geral.
Neste histórico, verifica-se a importância da criação e denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO, pela possibilidade de ofertar a escolaridade para crianças, adolescentes e adultos em nível de Educação Infantil, Ensino Fundamental e ainda na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Atendendo-se neste contexto, ao fato de que assume irrefutável relevância esta nova Escola, tendo em vista atender a comunidade escolar onde residem as crianças e alunos do Conjunto Habitacional Lindo Amanhecer e bairros adjacentes.
São inúmeras mulheres a exemplo da PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO, que no município buscam exatamente o mesmo objetivo: criar e possibilitar aos filhos o acesso à Educação para que possam construir suas vidas com as condições necessárias para serem felizes.
Nada mais adequado e justo, do que homenagear uma mulher como a PROFª. DONA DONATA, que enfrentou a vida com a mesma coragem e determinação que as moradoras do município de Urucurituba o fazem. Além de criar a nova Escola de Ensino Fundamental (EMEF), oferecer esta homenagem póstuma a SENHORA PROFESSORA DONATA que em toda sua vida, dedicou-se a educação dos discentes do município, da zona rural e posteriormente na zona urbana, assim como servindo a secretaria municipal de educação de Urucurituba, com muita coragem em uma época onde as mulheres sofriam muitos preconceitos de uma sociedade liderada pelas referências masculinas.
Diante disso, hoje 26 de julho do ano santo de dois mil e vinte e um, se concretiza mais um fato histórico da educação em Urucurituba, com a inauguração desta escola, como também pelo empenho e responsabilidade de uma administração voltada por melhores dias de seus munícipes na educação e em outros segmentos da sociedade urucuritubense.
Onde se observa que, de um prédio ora abandonado, torna-se um dos melhores ambientes educacionais.
Urucurituba-AM, 26 de julho de 2021.
JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES.
Prefeito Municipal.
Rcm/chg.
======================//////=====================
DONATA PARTE DE HISTÓRICO DA ESCOLA.
Escola Municipal Professora Donata de Castro Pinto: Tem 6 salas de aulas,1 sala de informática,1 biblioteca, 1 pátio grande com refeitório, 1 cozinha, 1 depósito de material de higiene, 1 depósito de merenda, 1 dispensa, 1 vestiário, 1 sala dos professores, 1 almoxarifado, secretária, 1 de arquivos, 1 sala do gestor 2 banheiros social ou seja dos funcionários, 1 banheiro feminino com três divisão de alunos 1 banheiro masculino com três divisão de alunos. A escola é toda murada e tem um quadro de professores todos com nível superior que são: Itamar Tavares Maciel (gestora), Gilmar Mourão pedagogo, Marilene Bentes pedagoga, professores: Estefânia Tundis, Febe Tundis, Leondina Tundis, Marcela Zanes, Mirian de Oliveira, Leane Andrade,Mirlene Marques, Marilete de Araújo, Eliamá Neves, Francisco Barros, Raimunda Marinho, Regina Vinente e Saturnina Réis. Quatro Administrativo: Heric Roque (Secretário), Naiany Tavares, Adenilson dos Santos, João Paulo Dinis, Dioneia Réis, Eliane dos Santos, Elisiane Brasil, Elineth Pereira, Ivandra dos Santos, Raimundo Elton, Josiete Borges, Noraldo Lopes, Sandra dos Santos, Leonilda Mendonça, Risívalda Pereira e Aurenice Maria Guimarães Filha.
====================/////=================
R. MARQUES
MINHA HISTÓRIA:
Biografia;
Nome: RAIMUNDO CHAVES MARQUES, (77) religião católica nascido no dia 24 de maio de 1948 – na cidade de Itacoatiara-AM, filho de Pedro Pereira Marques e Mariana Chaves Marques
Avos paternos; Manoel Marques e Alexandrina Pereira Marques – avos maternos: Francisca Chaves da Silva e Florêncio Ramos.
Estudou nas séries iniciais na Escola Típica Rural – Educandário Batista “Lood Moon”, onde concluiu o primeiro grau da época, sendo classificado em primeiro lugar com o título de hora ao mérito. Formado em Contabilidade comercial no Ginásio Deputado Vital de Mendonça – Itacoatiara-Am., no ano de 1968. – Formado como Professor de 1ª a 4ª série das séries iniciais pela Escola Estadual Maria Arruda no Município de Urucurituba-AM (1996). Quando no período estudantil articulou e fundou na Escola Maria Arruda a ‘UESU’ – UNIÃO ESTUDANTIL SECUNDARISTA DE URUCURITUBA-AM. Cursos: datilografo copista – Mecânica de motores a diesel – informática Básica e avançada.
Trabalhou até o período de sua aposentadoria: (trinta e seis anos e seis meses), nas entidades: SESI – SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA – exercendo a função de auxiliar de escritório – BANCO DO ESTADO DO AMAZONAS, S/A – Ag. Manaus-AM. – exercendo a função de escriturário – BRAGA & CIA., - função auxiliar de Escritório:- R. PEREIRA & CIA LTDA – auxiliar de Escritório – CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ – Auxiliar de Escritório - FAZENDA DO POÇO AGRO FLORESTAL, S/A - - Almoxarife - PREFEITURA MUNICIPAL DE URUCURITUBA-AM. – Sec. Serviços Militar – Chefe setor Pessoal – cargos acumulados na contabilidade e licitação. Recentemente, aos 69 anos - Voltou ao serviço Publico Municipal, na gestão do Atual Prefeito José Claudenor de Castro Pontes e do Senhor vice Prefeito Ranulfo da Silva de Benedito, ocupando o cargo em confiança de Chefe de Gabinete através do Decreto nº. 20 de 02 de janeiro de 2017, onde se destaca com o mais idoso dos servidores. Além de servidor, atua como conselheiro espiritual religioso do Prefeito e demais colegas. Fui casado com a primeira esposa; Senhora MARIA ALICE MARQUES – com quem temos seis filhos; quatro homens e duas mulheres; ROOSEVELT JOÃO MARQUES – ARICY MARIA MARQUES – MARCELO MARQUES – IRAWILSON MARQUES –– LILSON MARQUES - MARICE MARQUES. Com a segunda esposa: NEUZA CARDOSO MADEIRA -(falecida) – Temos um filho: NEWTON CARDOSO MADEIRA. (falecido) Com a terceira esposa: RAIMUNDA DE NAZARÉ MORAES LIBORIO, temos sete filhos: EMSON RAY MORAES MARQUES – ARITUZA MORAES MARQUES (Falecida) – RAIMUNDA MORAES MARQUES (falecida) – PEDRO DE JESUS MORAES MARQUES – EGNO MELQUIZEDEQUE MORARES MARQUES – MICHELA MAGDA MORAES MARQUES – ERICK MIQUÉIAS MORAES MARQUES - FILHO (NETO) KAUAN MORAES MARQUES. Tenho vinte e sete netos e oito bisnetos, aproximadamente.
Na minha trajetória de vida, antes do matrimônio, me preparei para ingressar no seminário, porém, por razões pessoais não cheguei a continuar, participei do movimento Estudantil de Itacoatiara-AM., como membro da Diretoria e articulador de grupo. Na Igreja, membro da pastoral de Juventude da época, aspirante da cruzada, I cruzado, e Apóstolo da Cruzada. Na época dos padres Scarboros, criamos o programa na Rádio Difusora de Itacoatiara chamado “A VOZ DA PARÓQUIA”, que era levado ao ar nos domingos pela parte da tarde. Na parte política, articulador de diversos candidatos, no município de Urucurituba e Rio Preto da Eva, fundador do primeiro serviço de alto falante na cidade recém fundada a nova Urucurituba-AM, (1975-1977) “A VOZ PIONEIRA”, onde foi locutor e animador, criador do primeiro programa de crianças na nova sede denominado “R MARQUES E SUAS RAYLETES”, participei de vários movimentos políticos e religiosos como a fundação do SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, PARTIDO DOS TRABALHADORES E OUTROS; levantando junto a outros membro partidários e simpatizantes no combate aos eleitores fantasma, e desmandos políticos de Prefeitos e vereadores da época etc. Foi coordenador da comunidade de Nossa Senhora do Livramento, e da Paróquia de Cristo Ressuscitado sendo na época de coordenação um dos maiores impulsionador dos trabalhos da construção na nova Igreja Matriz de Cristo Ressuscitado atual, recém inaugurada. Coordenador da Pastoral da Família alavancando uma grande participação das famílias católicas do município concorreu a eleição de conselheiros tutelares, ficando como primeiro suplente. Locutor e animador da Voz Selva Amazônica e da Rádio Comunitária "Urucury" no programa Recordar é Viver.
Ultimamente, disponibiliza um pouco de seu tempo aos serviços pastorais da Paróquia de Cristo Ressuscitado e comunidades, como ministro da Eucaristia e coordenador da Pastoral da comunicação, Coordenador da Paróquia de Cristo Ressuscitado, dos Ministros da Eucaristia, ainda em pequenos espaços do seu tempo dedica-se ao violão e a gaita instrumentos que tanto gosta, além de escrever poemas, poesias, e músicas. Contribui também escrevendo sobre a verdadeira história do município e Urucurituba, outros fatos histórico da cidade de Urucurituba-AM., onde mora e ama. Hoje final do ano de 2019, continua exercendo a função de servidor público, com um pequeno escritório de prestação de serviços denominado "Arituza Arts e Serviços", onde partilho os trabalhos com meus filhos, netos e bisnetos no atendimento nas mais diversas áreas da sociedade de Urucurituba-AM. EM 2021, Continuo a exercer um cargo público na Prefeitura Municipal de Urucurituba-AM, na segunda Gestão do Prefeito José Claudenor de Castro Pontes e Vice Prefeito, Leoncio Antonio Tundis Carvalho, na função de Chefe de Gabinete. Aos 77 anos continuo, trabalhando já na nova gestão do Prefeito Leoncio Antonio Tundis Carvalho e do Vice Prefeito Francivaldo Libório dos Santos, exercendo a função de Assessor executivo de Gabinete. Com a evolução tecnológica dos novos tempos faço questão de sempre acompanhar e a estudar em meus momentos de folga, para sempre exercer minha atividades com respeito e dignidade, executando minha tarefas laboras e ajudando aos colegas naquilo que me é peculiar. Mais sempre tenho e terei o propósito de estar sempre perto de um ser que amo muito e agradeço por tudo que sou e que faço, na família, na sociedade e na comunidade cristã, onde sirvo com fervor e amor a um Deus que é a razão de tudo que faço.
1ª - Atualização em 05 de novembro de 2019;
2ª – Atualização em 03 de fevereiro de 2021;
3ª – Atualização em 09 de abril de 2025.