HISTÓRICOS DIVERSOS - PESSOAIS E ENTIDADES

 

 

 “ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO”, localizada na Estrada do Arrozal, KM 01, bairro São Lázaro, com objetivo de atender crianças do referido bairro e adjacências.

A Escola Municipal Professora Donata de Castro Pinto: Tem 06 salas de aulas, 01 sala de informática, 01 biblioteca, 01 pátio grande com refeitório, 01 cozinha, 01 depósito de material de  higiene, 01 depósito de merenda, 01 dispensa, 01 vestiário, 01 sala dos professores, 01 almoxarifado, 01 secretária de arquivos, 01 sala do gestor, 02 banheiros social ou seja dos funcionários, 01 banheiro feminino com três divisão de alunos 01 banheiro masculino com três divisão de alunos. A escola é toda murada e tem um quadro de professores todos com nível superior que são: Itamar Tavares Maciel (gestora), Gilmar Mourão pedagogo, Marilene Bentes pedagoga; professores: Estefânia Tundis, Febe Tundis, Leondina Tundis, Marcela Zanes, Mirian de Oliveira, Leane Andrade,Mirlene Marques, Marilete de Araújo, Eliamá Neves, Francisco Barros, Raimunda Marinho, Regina Vinente e Saturnina Réis. Quatro Administrativo: Heric Roque (Secretário), Naiany  Tavares, Adenilson dos Santos, João Paulo Dinis, Dioneia Réis, Eliane dos Santos, Elisiane Brasil, Elineth Pereira, Ivandra dos Santos, Raimundo Elton, Josiete Borges, Noraldo Lopes, Sandra dos Santos, Leonilda Mendonça, Risívalda Pereira e Aurenice Maria Guimarães Filha.

 

BIOGRAFIA HISTÓRICA DA PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO.

 

DONATA DE CASTRO PINTO, (viúva) nascida no dia 03 de setembro de 1931, no município de Urucurituba-AM, atualmente Distrito de Augusto Montenegro filha de Salatiel Chaves de Queiroz, e de Dona Clara Moraes de Castro.  FALECIDA NO DIA 11 DE MARÇO DE 2008, na cidade de Manaus-AM. Ela, foi casada com o Senhor JOSÉ MARCELINO FERREIRA PINTO NO DIA 10 DE JANEIRO DE 1948. Cursou Magistério de 1ª à 4ª Séries do 1º Grau na Escola Maria Arruda, concluindo no ano de 1984 no município de URUCURITUBA-AM. Mãe de doze filhos, sendo sete vivos. Com dezenove netos e dez bisnetos. Exerceu a sua primeira função como professora municipal no lugar denominado “Boca das Onças” neste Município, a partir de 04 agosto de 1956, nomeada pela Portaria nº 73, de 13 de setembro 1956, na gestão do Ex-prefeito ARÃO TÁVORA TUNDIS, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1970, lecionando em várias escolas da Zona Rural do Município. A partir de 1º  de janeiro de 1971, na nova gestão do Prefeito ARÃO TÁVARA TUNDIS, passou a trabalhar no setor de educação e cultura do Município, na função de Escrevente datilógrafo, através do Decreto nº 07, de 02 de março de 1981, na gestão do Prefeito MANOEL ANTONIO VITAL, foi nomeada para o cargo efetivo de Professor Leigo Rural., Após prestar concurso público, deu continuidade como a mesma função de escrevente datilografo que vinha exercendo desde 1º de janeiro de 1971. No dia 10 de março de 1986, requereu sua aposentadoria por tempo de serviço com todos os seus direitos na gestão do então prefeito ALEXANDRE GOMES DA SILVA.

Na atual gestão do PREFEITO JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES, E LEONCIO ANTONIO TUNDIS CARVALHO com apoio total da Câmara Municipal de Urucurituba-AM, foi tomado a iniciativa através desta parceria, por relevantes trabalhos prestado a educação do município de Urucurituba, ser prestigiado por mérito a PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO ATRAVÉS DA  “LEI Nº.002/2021 - de 19 de fevereiro de 2021”. Com a iniciativa por parte do Prefeito Municipal, dos educadores deste município e da sociedade em geral.

Neste histórico, verifica-se  a importância da criação e denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO, pela possibilidade de ofertar a escolaridade para crianças, adolescentes e adultos em nível de Educação Infantil, Ensino Fundamental e ainda na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Atendendo-se neste contexto, ao fato de que assume irrefutável relevância esta nova Escola, tendo em vista atender a comunidade escolar onde residem as crianças e alunos do Conjunto Habitacional Lindo Amanhecer e bairros adjacentes.

São inúmeras mulheres a exemplo da PROFESSORA DONATA DE CASTRO PINTO, que no município buscam exatamente o mesmo objetivo: criar e possibilitar aos filhos o acesso à Educação para que possam construir suas vidas com as condições necessárias para serem felizes.

Nada mais adequado e justo, do que homenagear uma mulher como a PROFª. DONA DONATA, que enfrentou a vida com a mesma coragem e determinação que as moradoras do município de Urucurituba o fazem. Além de criar a nova Escola de Ensino Fundamental (EMEF), oferecer esta homenagem póstuma a SENHORA PROFESSORA DONATA que em toda sua vida, dedicou-se a  educação dos discentes do município, da zona rural e posteriormente na zona urbana, assim como servindo a secretaria municipal de educação de Urucurituba, com muita coragem em uma época onde as mulheres sofriam muitos preconceitos de uma sociedade liderada pelas referências masculinas.

Diante disso, hoje 26 de julho do ano santo de dois mil e vinte e um,  se concretiza mais um fato histórico da educação em Urucurituba, com a  inauguração desta escola, como também pelo empenho e responsabilidade de uma administração voltada por melhores dias de seus munícipes na educação e em outros segmentos da sociedade urucuritubense.

Onde se observa que, de um prédio ora abandonado, torna-se um dos melhores ambientes educacionais.

Urucurituba-AM, 26 de julho de 2021.

 

 JOSÉ CLAUDENOR DE CASTRO PONTES.

Prefeito Municipal.

Rcm/chg.

======================//////=====================

DONATA PARTE DE HISTÓRICO DA ESCOLA.

Escola Municipal Professora Donata de Castro Pinto: Tem 6 salas de aulas,1 sala de informática,1 biblioteca, 1 pátio grande com refeitório, 1 cozinha, 1 depósito de material de  higiene, 1 depósito de merenda, 1 dispensa, 1 vestiário, 1 sala dos professores, 1 almoxarifado, secretária, 1 de arquivos, 1 sala do gestor 2 banheiros social ou seja dos funcionários, 1 banheiro feminino com três divisão de alunos 1 banheiro masculino com três divisão de alunos. A escola é toda murada e tem um quadro de professores todos com nível superior que são: Itamar Tavares Maciel (gestora), Gilmar Mourão pedagogo, Marilene Bentes pedagoga, professores: Estefânia Tundis, Febe Tundis, Leondina Tundis, Marcela Zanes, Mirian de Oliveira, Leane Andrade,Mirlene Marques, Marilete de Araújo, Eliamá Neves, Francisco Barros, Raimunda Marinho, Regina Vinente e Saturnina Réis. Quatro Administrativo: Heric Roque (Secretário), Naiany  Tavares, Adenilson dos Santos, João Paulo Dinis, Dioneia Réis, Eliane dos Santos, Elisiane Brasil, Elineth Pereira, Ivandra dos Santos, Raimundo Elton, Josiete Borges, Noraldo Lopes, Sandra dos Santos, Leonilda Mendonça, Risívalda Pereira e Aurenice Maria Guimarães Filha.

 ====================/////=================