GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Departamento de Planejamento e Projetos
PROJETO DE EXPANSÃO DO PROERD COMO
FORMA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DO
ESTADO DO AMAZONAS
Manaus – 2008
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Departamento de Planejamento e Projetos
PROJETO DE EXPANSÃO DO PROERD COMO
FORMA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DO
ESTADO DO AMAZONAS
Este documento foi elaborado pela SSP-AM
(Secretaria de Estado de Segurança Pública
do Estado do Amazonas), com o objetivo de
submeter à aprovação da SENASP –
Secretaria Nacional de Segurança Pública
– projeto referente a expansão do PROERD
na capital e interior, em conformidade com as
normas e diretrizes vigentes, correspondentes
ao orçamento do ano de 2009.
Manaus – 2008
-2
Educai as crianças, e não será preciso punir os homens...
(Pitágoras)
-3-
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Projeto de estruturação e capacitação de policiais militares, para atuação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no ano de 2008/2009.
2. APRESENTAÇÃO
A segurança tem sido uma preocupação do homem, desde que o mesmo começou a ocupar a terra, tornando-se cada vez mais latente, diante dos perigos que a vida diária oferece, com o crescimento das grandes cidades e as complexidades que envolvem as questões sociais de nossa época.
A segurança não é, nos tempos atuais, a inexistência do delito ou a ausência absoluta do delinquente, mas a certeza de que, em ocorrendo um delito, o cidadão terá apoio e a ação efetiva de proteção oferecida pelo estado através da polícia ostensiva para que isso aconteça, é necessária uma ação pró-ativa; significa participar, influir no processo social; ser instrumento de ajuste das relações sociais e comunitárias; ir ao encontro do cidadão; alcançar a mão antes que lhe solicitem; ensinar técnicas de defesa social.
A maior prevenção ao crime deve resultar de um encadeamento dos ambientes institucionais de desenvolvimento humano e da vida diária. Estas instituições incluem comunidades, famílias, escolas, mercados e locais de trabalho, assim como, as instituições legais de policiamento e justiça criminal.
Por assim entendermos, é que a Polícia Militar do Amazonas, em 1998, implantou em nosso estado o PROERD – programa educacional de resistência às drogas e à violência, programa este desenvolvido no Brasil, também por outras coirmãs, desde 1992, trata-se de um programa educacional que teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e, atualmente é desenvolvido em mais de 55 países, conta com 06 currículos que vai da pré-escola até o currículo para pais, abrangendo inclusive pessoas portadoras de deficiência auditiva. No Brasil, o currículo mais utilizado é o “Elementary”, para crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, 4a série do ensino fundamental, porém, possuímos também o “Junior High”, para adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos e o “Parent” aplicado para os pais.
No Amazonas desde sua criação, até o 2º semestre de 2006 já foram formadas 113.066 crianças, onde destacamos a aplicação em diversas áreas indígenas.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais e Comunidade, onde oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento, assim sendo, nada mais positivo que fortalecer a auto-estima da
-4-
criança e do adolescente, mostrando que a vida é muito especial para ser desperdiçada, ao fazer uso de drogas.
O início desta ação na escola deve sempre ser precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.
3. JUSTIFICATIVA
A principal estratégia contra a dependência química de adultos é a prevenção
por meio do diálogo com as pessoas, na sua infância e adolescência, fase de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores.
A diminuição dos índices da violência passa por medidas preventivas de longo prazo, voltadas a intervir nas suas origens. Investir no PROERD é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade, assim considerado os cidadãos brasileiros, contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao uso de drogas e à prática de ações anti-sociais.
O Governo Federal elegeu, como uma das estratégias para diminuir os números da violência no país, bloquear a dinâmica de recrutamento de crianças e adolescentes pelo tráfico de drogas.
Nesses termos, a Comissão Nacional Anti-drogas – CONAD – deliberou que o
PROERD é seu parceiro estratégico em questões de prevenção primária. Assim, o PROERD é o meio escolhido pela Polícia Militar do Amazonas para alcançar esse fim. Métodos pedagógicos educacionais e emprego de pessoal treinado representam os suportes para o convencimento dos alunos alcançados por esse Programa.
A dependência às drogas é ameaça à sociedade, porque representa aos usuários: o comprometimento de seu futuro, da qualidade de suas relações sociais, maior propensão ao envolvimento em crimes e ingresso num ciclo vicioso de decadência de valores, violência e perda da capacidade laborativa. O público mais propenso à dependência são crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistir aos muitos apelos e incentivos ao uso, presentes nos meios de comunicação de massa e na ideologia da sociedade de consumo, em que se privilegia o ter em detrimento do ser e pouco se investe na conscientização sobre os valores equivocados implícitos nesse modelo.
Dizer não às drogas e à violência se torna um desafio superior à capacidade individual de reflexão e tomada de posicionamentos de muitas das crianças e adolescentes submetidos a esse contexto, por não encontrarem referenciais de discussão sobre como lidar com o ambiente de oferta e, de certo modo, de estímulo ao uso dessas substâncias. Imbuída de seu papel social, a PMAM vem buscando, nos últimos seis anos, ocupar nas escolas espaços nos quais se detectou estarem ocorrendo investidas de traficantes. Nesse contexto, o PROERD tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais contrários à violência e voltados à prevenção de suas causas, dentre estas a propensão, por força de fatores externos, ao uso de drogas por crianças e adolescentes.
-5-
O PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar do Amazonas desde 1998, sendo que ao longo destes seis anos ele vem sendo muito bem recepcionado pela sociedade catarinense, onde este tem servido como uma das principais ferramentas de interação com a comunidade, facilitando e melhorando o relacionamento da Polícia com o cidadão.
A Rede Pública Municipal e Estadual de ensino do Amazonas é extensa. O Programa, no primeiro momento, prioriza as escolas e colégios que estão em área de risco, ou seja, em locais onde há uma probabilidade maior da aproximação do traficante junto aos alunos.
Já atingimos Desde a implantação do Proerd em nosso Estado (2002) até o 2°semestre de 2008, o total de 203.000 crianças.
O Proerd atualmente encontra-se presente em 19 municípios amazonense, correspondendo a 34% do total geral destes, sendo que em 60% dos municípios já atingimos 100% das crianças de 4ª série do ensino fundamental.
O presente plano tem por objetivo atingir mais municípios amazonense, visando a totalidade de crianças de 4ª série, assim como expandir o Proerd para 6ª série do ensino fundamental, que hoje ainda funciona de forma muito discreta em nosso Estado e principalmente darmos continuidade a implantação do Proerd Para Pais.
A cada dia mais esta coordenação tem recebido elogios pela atuação dos Policiais Militares instrutores junto aos colégios, onde recebemos muitos depoimentos de melhoras significativas nos alunos participantes do programa.
Como o Proerd em nosso Estado já existe a 6 anos, estamos buscando junto a Universidade Federal do Amazonas, uma parceria para o desenvolvimento de uma pesquisa avaliativa do Proerd em nosso Estado, a exemplo do Estado de São Paulo que já teve no ano de 2004 oportunidade de desenvolver uma pesquisa, coordenada pelo Dr. Ronaldo laranjeiras da Faculdade de Medicina de São Paulo, resultando esta em 90% de aprovação dos entrevistados com relação a eficácia do Proerd.
Assim sendo e face as várias solicitações de implantação do Proerd em escolas por todo Estado do Amazonas, as quais muitas delas não são atendidas em razão da carência de Instrutores é que necessitamos realizar os treinamentos solicitados
neste plano.
4. OBJETIVOS
4.1 Gerais
4.1.1 Conscientizar as crianças e os adolescentes quanto aos efeitos negativos do uso de drogas lícitas e ilícitas;
4. 1.2 Fortalecer a auto-estima das crianças e adolescentes, mostrando opções de vida saudável, longe das drogas e da violência;
4.1.3. Sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, para juntos construirmos uma sociedade mais justa sadia e feliz;
4.1.4 Auxiliar pais e/ou responsáveis mediante o esclarecimento quanto aos efeitos negativos das drogas e da importância do fortalecimento da estrutura familiar;
-6-
4.1.5 Prevenir a criminalidade, uma vez que, segundo dados estatísticos, uma grande parte dos crimes, especialmente os mais graves, com destaque para os homicídios, estão relacionados às drogas, direta ou indiretamente;
4.1.6 Preparar os policiais militares com técnicas pedagógicas adequadas para ministrarem aulas para crianças, adolescentes e pais e/ou responsáveis;
4.1.7 Ensinar e aprofundar os conhecimentos dos policiais militares quanto as drogas lícitas e ilícitas;
4.1.8 Fortalecer a interação entre a Polícia Militar e a comunidade, propiciando um clima de parceria e confiança, gerando informações e cumprimento do papel social da Instituição;
4.2 Específicos
4.2.1 Capacitar, como mentores do Programa, Policiais Militares que tenham a capacidade moral, intelectual e metodológica para formar instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência;
4.2.2 Capacitar Policiais Militares para atuarem como instrutores, com o objetivo de implantar junto aos estabelecimentos de ensino da rede privada e rede pública municipal e estadual, o Programa preventivo de prevenção às drogas;
4.2.3 Capacitar Policiais Militares para atuarem como instrutores no Programa Educacional para os Pais, currículo elaborado especialmente pelo DARE / PROERD, visando fortalecer a estrutura familiar, informando e orientando quanto às questões ligadas a drogas e violência;
4.2.4 Repassar aos mentores e instrutores já capacitados, através de seminário, o novo conteúdo programático a ser implantado nas escolas;
4.2.5 Prover ao Programa material didático para suporte na capacitação e atualização de Policiais Militares. Este processo será desenvolvido com a realização das seguintes estratégias:
1. Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Treinamento de Formação de Mentores – MOT (Mentor Officer Training);
2. Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Treinamento de Formação de Instrutores – DOT (Dare Officer Training);
3. Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Programa Educacional para os Pais, currículo elaborado pelo DARE / PROERD;
4. Capacitação dos instrutores PROERD da PMAM, no Novo Currículo de 4ª e 6ª séries,
5. Aperfeiçoamento dos Instrutores e Mentores do PROERD da PMAM, através de um seminário;
6. Provimento de material didático para suporte as capacitações.
-7-
5. PÚBLICO ALVO
Os Policiais Militares que já estejam atuando no Programa PROERD, como mentores e instrutores, e outros que serão selecionados através de um minucioso processo para atuarem como mentores e instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Assim como e principalmente a sociedade de modo Geral.
6. METODOLOGIA
O PROERD possui Policiais Militares habilitados, chamados de Policiais PROERD, em 03 (três) níveis específicos:
O primeiro é o Instrutor PROERD, selecionado por seu Comandante dentre seus melhores Policiais e que preencha os requisitos obrigatórios, tais como: afinidade com o trabalho junto a crianças, tempo mínimo de 02 (dois) anos na atividade operacional, nível médio completo, não ser fumante; e requisitos recomendáveis:
Não ingerir bebida alcoólica, estar cursando ou ser formado em nível superior. Após está prévia seleção ele é submetido a um Treinamento de 80 H/A, ministrado por Mentores PROERD, com a participação de um pedagogo, um psicólogo ou psiquiatra e um fármaco.
O segundo estágio é o Mentor PROERD, que uma vez Instrutor PROERD com um mínimo de um ano exercendo suas atividades na escola, formando crianças, é submetido ao Treinamento de Mentores com 40 H/A, ministrado por Masters PROERD, auxiliados por um pedagogo.
O terceiro e último estágio é o Master PROERD, selecionado dentre os Mentores para receberem uma capacitação também de 40 H/A, onde além da metodologia para desenvolvimento do Treinamento de Mentores, recebem conhecimentos gerais para o domínio da parte política e estratégica do programa e do Sistema Nacional Antidrogas – SISNAD.
7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O aproveitamento, em cursos de formação PROERD, será avaliado sob os aspectos quantitativos e qualitativos expressos em graus, que variarão de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) inteiros, aproximados a décimos, e conceitos, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), convertendo-se a nota final do curso em menção, conforme dispõe a tabela a seguir:
NOTAS |
CONCEITO |
0,0 a 4,9 |
Insuficiente |
5,0 a 6,9 |
Regular |
7,0 a 8,4 |
Bom |
8,5 a 9,5 |
Muito bom |
9,6 a 10,0 |
Excepcional |
-8-
A avaliação será realizada por intermédio de avaliações práticas, ministradas pelos discentes e avaliadas pelos docentes, estando os tempos destinados às avaliações, incluídos na carga horária da matéria.
Durante as aulas práticas, o aluno poderá dispor de todos os recursos físicos, utilizados no contexto de um método de ensino, a fim de auxiliar o educando no processo ensino-aprendizagem, desde que observe o respectivo conteúdo programático, sendo que tais materiais acrescidos deverão ser previstos no plano de sessão a ser elaborado.
Critérios para desligamento do discente em cursos PROERD.
Será desligado o discente que:
a) voluntariamente solicitar ao coordenador do curso, por incompatibilidade com a metodologia do Programa;
b) não possuir os requisitos previstos;
c) demonstrar inaptidão para o exercício da docência ou incompatibilidade quanto à filosofia do PROERD, mediante comprovação em conformidade com os critérios norteadores do Programa, atestados formalmente pelos docentes do respectivo treinamento (Mentores e/ou Masters);
d) faltar a período superior a 10% (dez por cento) da carga horária prevista para a capacitação, mesmo que justificadamente. Ocorrendo esta situação, o militar discente poderá ser inscrito em capacitação posterior, devendo este ser solicitado pelo mesmo;
e) não atingir a média mínima de 70% de aproveitamento nas avaliações.
8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
METAS |
ESTRATÉGIA |
EXECUÇÃO |
|
1 |
Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Curso de Formação de Instrutores – DOT (Dare Officer Training). |
Dez 08 |
Dez 09
|
Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Programa Educacional para os Pais, currículo elaborado pelo DARE / PROERD. |
Dez 08 |
Dez 09
|
|
Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Curso de Formação de Instrutores – DOT (Dare Officer Training). |
Dez 08 |
Dez 09
|
|
Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Programa Educacional para os Pais, currículo elaborado pelo DARE / PROERD. |
Dez 08 |
Dez 09
|
|
Capacitação de Policiais Militares da PMAM no Curso de Formação de Instrutores – DOT (Dare Officer Training). |
Dez 08 |
Dez 09
|
|
2 |
Aperfeiçoamento dos instrutores e mentores do PROERD através de um seminário |
Dez 08 |
Dez 09
|
3 |
Aquisição de materiais de consumo
|
Dez 08 |
Dez 09
|
-9-
9. RECURSOS
As Capacitações são realizadas por Policiais Militares Masters ou Mentores e por profissionais das áreas de: pedagogia, psicologia, farmacologia. Em face da receptividade do Programa por parte da comunidade estes Policiais Militares e Profissionais não cobram pelas aulas, palestras e instruções necessárias dentro do Cronograma do Curso, com exceção dos profissionais para o Seminário.
Os custos estipulados são referentes ao pagamento de diária para cada Policial Militar participante dos referidos cursos, de acordo com a graduação e posto, para custeio de despesas como: hospedagem, deslocamento, etc, conforme previsto em legislação vigente neste Estado (Lei de Remuneração nº 5645 de 30 de novembro de 79 e suas alterações), para os que se deslocam de suas cidades de origem para a cidade sede da capacitação, bem como, referente à aquisição do material necessário para as capacitações previstas neste plano.
10. ESTRUTURA CURRÍCULAR E DE EXECUÇÃO EM ANEXO.
11. PARCERIAS
Atuam como parceiros neste projeto, o Governo Federal, através do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SESEG), e Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN, o programa “Drug Abuse Resistence Education”, através do DARE América; empresas da iniciativa privada; prefeituras municipais, organizações não governamentais diversas e Amigos do Proerd .
12. MONITORAMENTO
O monitoramento ficará a cargo da Secretaria de Estado da Segurança Pública -SESEG, através da Coordenadoria Estadual do PROERD/PMAM, a quem incumbe a proposta para equipe de seu desenvolvimento.
A designação dos Policiais Militares da PMAM ocorrerá segundo ato do Comandante-Geral da Polícia Militar, observando a capacidade técnica e a experiência profissional em Prevenção Ativa, notadamente no desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, como requisito para a designação.
-10-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MANUAL DO MENTOR, PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA, NOVO CURRÍCULO,1.ª edição, Santa Catarina, 2004.
MANUAL DO INSTRUTOR, PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS
DROGAS E À VIOLÊNCIA, NOVO CURRÍCULO, 1.ª edição, Santa Catarina, 2004.
NPCE -Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino – Polícia Militar do Amazonas – 1997.
BROTTO, Fabio Otuzi. Jogos Cooperativos. Cooperação.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 22.ª edição. Rio de Janeiro. Forense. 1999.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6.ª edição. São Paulo. Martins Fontes. 2000.
ARAUJO, Paulo. Motivação. Editora Eko.
CLEMES, Harris e BEAN, Reynold. Castigo e afeto. Editora Gente.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 5.ª edição. São Paulo. Ática. 1998.
LIBANEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez.
WELL, Pierre. O corpo fala. Vozes.
BEATTIE, Melody. Codependência nunca mais. Pare de controlar os outros e cuide de você mesmo. Editora Record. Rio de Janeiro. 2.ª edição. 1998.
BERGERET, J. e LEBLANC, J. Toxicomanias. Uma visão multidisciplinar. Artes
Médicas. Porto Alegre. 1991.
BURNS, John E. O caminho dos doze passos. Tratamento de dependência de álcool e outras drogas. Edições Loyola. São Paulo. 1995.
CAMPBELL, Drusilla e GRAHAM, Marilyn. Drogas e Álcool no Local de Trabalho.
Editora Nórdica.
DRUMMOND, Marina Canal Caetano e FILHO, Hélio Caetano Drummond. Drogas. A
busca de respostas. Edições Loyola: São Paulo. 1998.
ISSY, Jamil e PERILLO, Luís A. Drogas. Causas – Efeitos – Prevenção. Gráfica Nacional. Goiânia. 3.ª edição. 1998.
KALINA, Eduardo. Os Efeitos das Drogas no Cérebro Humano. A contribuição das neurociências no campo da Dependência Química. Comunidade Terapêutica Bezerra de Menezes. São Paulo. 1997.
LARANJEIRA, Ronaldo e JUNGERMAN, Flávia e DUNN, John. Drogas – maconha, cocaína e crack. Editora Contexto. São Paulo. 2.ª edição. 1998.
LOGENECKER, Gesina L. Como agem as drogas. O abuso das drogas e o corpo humano. Editora Quark do Brasil Ltda.
MENDES, Rui H. Dolácio. O drogado e a família. Edições Paulinas. São Paulo. 2.ª edição. 1989.
-11-
MENEZES, Mara Silvia Carvalho de Menezes. O que é amor exigente. Edições Loyola. São Paulo. 17.ª edição. 1998.
MILAN, James R. e KETCHAM, Katherine. Alcoolismo. Mitos e Realidade. Editora Nobel. São Paulo. 1986.
MURAD, José Elias. Drogas. O que é preciso saber. Editora Lê. Belo Horizonte. 4.ª edição. 1992.
PEÑA-ALFARO, Alex Antonio. Alcoolismo. Os seguidores de Baco. Editora Mercuryo. São Paulo. 1993.
REHFELDT Álcool e Trabalho. Prevenção e administração do alcoolismo na empresa. Grupos dos Editores de Livros Universitários. São Paulo. 1989.
REVISTA SUPER INTERESSANTE ESPECIAL, Editora Abril, 1998.
SIELSKI, Fernando. Filhos que usam drogas. Guia para os pais. Editora Adrenalina. Curitiba. 1999.
TWERSKI, Abraham J. Como proceder com o alcoólatra. Edições Paulinas. São Paulo. 1990.
YORK, Phyllis e YORK, David e W.ACHTEL, Ted. Amor Exigente. Edições Loyola.
São Paulo. 11.ª edição. 1998.
AQUINO, Julio Groppa. Drogas na Escola (Alternativas Teóricas e Práticas). Summus Editorial.
Matriz Curricular para a formação de Policiais Militares no Programa Educacional de
Resistência às Drogas – Proerd.
-12-
ANEXO I
PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES PROERD
CURRICULOS 5º e 7º ANO
1 -FINALIDADE
Orientar o desenvolvimento do Curso de Formação de Instrutores – DOT,
do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
2 -REFERÊNCIA
• NPCE -Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino – Polícia Militar do
Amazonas – 1997;
• Plano SENASP 2005;
• Manual do Mentor;
• Manual do Instrutor;
• Cronograma do Curso.
3 -OBJETIVO
Formar 03 turmas de 36 instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, para aplicarem o PROERD na 5º e 7º ano do ensino fundamental.
4 -PÚBLICO ALVO
Oficiais e/ou praças da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
5 -ESTRUTURA CURRICULAR
SEQ |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Curso de Formação de Mentores) |
H/A
|
01 |
Técnicas para aprimoramento da comunicação |
06 |
02 |
Psicologia da Aprendizagem |
05 |
03 |
Didática |
05 |
04 |
Toxicologia |
02 |
05 |
Prevenção ao uso abusivo de drogas |
02 |
06 |
Aplicação e demonstração do plano de estudos PROERD |
60 |
|
TOTAL |
80 |
6 -DISCIPLINAS
6.1 Técnicas para aprimoramento da comunicação
Ementa -Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno melhoraria de suas habilidades comunicativas, através de técnicas de falar em público.
-13-
Objetivos específicos:
-proporcionar o entendimento da importância do desenvolvimento de habilidades para efetiva comunicação com seus públicos;
-facilitar o desenvolvimento de habilidades para falar aos diversos públicos.
6.2 Psicologia da Aprendizagem
Ementa -Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a conhecer as teorias da psicologia da aprendizagem e suas respectivas modalidades, como partes inter-relacionadas do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos específicos:
-conhecer o desenvolvimento cognitivo da criança, possibilitando o entendimento do seu público-alvo;
-conhecer o modo pelo qual o meio social influencia o desenvolvimento do sujeito;
-conhecer a importância e a maneira pelo qual a educação cooperativa é realizada.
6.3 Didática
Ementa -Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a conhecer e manejar os diversos componentes do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos específicos:
-identificar formas facilitadoras do diálogo professor-aluno;
-agir com autoridade sem ser autoritário;
-verificar a importância da interação no processo ensino-aprendizagem;
-verificar a importância da motivação no desenvolvimento humano.
6.4 Toxicologia
Ementa -Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a identificar características das substâncias psicoativas e seus efeitos no corpo humano; e conhecer conceitos básicos utilizados no meio.
Objetivos específicos:
-identificar as características das substâncias psicoativas e seus efeitos no corpo humano;
-conhecer conceitos básicos utilizados no meio.
-14-
6.5 Prevenção ao uso abusivo de drogas
Ementa -Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a demonstrar informações sobre dependência e seus estágios, dinâmica familiar, desenvolvimento do adolescente, identificar os aspectos a serem abordados em um programa de prevenção às drogas e à violência.
Objetivos específicos:
-identificar níveis de prevenção;
-conhecer a influência da família na prevenção e a importância do diálogo entre pais e filhos;
-identificar características do desenvolvimento dos adolescentes;
-identificar os estágios do uso e abuso de drogas;
-conhecer as formas de tratamento e intervenção.
6.6 Aplicação e demonstração do plano de estudos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD
Ementa - Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a demonstrar o plano de estudos do PROERD no ambiente escolar.
Objetivos específicos:
-Praticar o plano de estudos do Programa (Lições);
-Compreensão da filosofia e dos conceitos do PROERD.
7 - EXECUÇÃO
a. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no horário das 07:00h ás 12:00h e das 1300h às 1900h.
b. Será realizada uma capacitação no mês de março 2009, uma no mês de julho 2009 e uma capacitação no mês de novembro 2009.
c. A equipe de capacitação será formada por 06 docentes Policiais Militares (mentores/facilitadores), 01 docente oficial Policial Militar (mentor/facilitador),
01 docente oficial Policial Militar (mentor/coordenador) 01 profissional em pedagogia e 02 policiais militares para atuarem como apoio da coordenação.
8 -PREVISÃO DE VAGAS PARA AS TRÊS CAPACITAÇÕES.
108 (cento e oito) Policiais Militares do Amazonas. (Conforme item 03), segue tabela
discriminatória:
-15-
CIDADE |
NÚMERO DE VAGAS |
Manaus |
63 |
Tefé |
02 |
Tabatinga |
02 |
Itacoatiara |
03 |
Manicoré |
02 |
Envira |
02 |
Benjamim Constant |
02 |
Lábrea |
02 |
São Gabriel da Cachoeira |
02 |
Barreirinha |
02 |
Iranduba |
02 |
Tapauá |
02 |
Barcelos |
02 |
Novo airão |
02 |
Anori |
02 |
Anamã |
02 |
Coari |
02 |
Boca do Acre |
02 |
Beruri |
02 |
Careiro Castanho |
02 |
Atalaia do Norte |
02 |
Nova Olinda do Norte |
02 |
Carauari |
02 |
Total |
108 |
|
|
9 -LOCAL DO CURSO
Complexo Turístico Paraíso D’Angelo
Alameda Camila D’ Ângelo, Número 01 -Manacapuru/AM
10 -PREVISÃO DE CUSTOS
Conforme plano de trabalho
Obs: Os gastos referentes a hospedagem e alimentação serão custeados com as diárias percebidas pelos policiais.
-16-
ANEXO II
PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES PROERD CURRÍCULO DE PAIS.
1 - FINALIDADE
Orientar o desenvolvimento do Curso de Formação de instrutores PROERD –
Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência para pais.
2 - REFERÊNCIA
· NPCE -Normas para o Planejamento e conduta do Ensino– PMAM, 1987;
· Plano SENASP 2005;
· Manual do Mentor;
· Manual do Instrutor;
· Cronograma do Curso;
· Livro para os Pais.
3 -OBJETIVO
Formar 02 turmas, cada uma com 36 policiais Militares, totalizando 72 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, para ministrarem aulas aos pais.
4 -PÚBLICO ALVO
Oficiais e/ou praças da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
5 -ESTRUTURA CURRICULAR
SEQ |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO- CURRÍCULO PARA PAIS
|
H/A
|
01 |
Didática – Educação adulto-adulto |
04 |
02 |
Toxicologia |
02 |
03 |
Prevenção ao uso abusivo de drogas |
04 |
04 |
Aplicação e demonstração do plano de estudos PROERD |
30 |
|
TOTAL |
40 |
6 -Disciplinas
6.1 Didática
Ementa - Fornecer aos participantes os conceitos e aplicações práticas para operar com sucesso, adulto para adulto, em treinamentos e outros momentos educacionais.
-17-
Objetivos específicos:
-estabelecer os componentes da comunicação eficaz de adulto-adulto;
-definir as diferenças no processo ensino-aprendizagem.
6.2 Toxicologia
Ementa - Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a identificar características das substâncias psicoativas e seus efeitos no corpo humano; e conhecer conceitos básicos utilizados no meio.
Objetivos específicos:
-identificar as características das substâncias psicoativas e seus efeitos no corpo humano;
-conhecer conceitos básicos utilizados no meio.
6.3 Prevenção ao uso abusivo de drogas
Ementa - Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a demonstrar informações sobre dependência e seus estágios, dinâmica familiar, desenvolvimento do adolescente.
Objetivos específicos:
-identificar níveis de prevenção;
-conhecer a influência da família na prevenção e a importância do diálogo entre pais e filhos;
-identificar características do desenvolvimento dos adolescentes;
-identificar os estágios do uso e abuso de drogas;
-conhecer as formas de tratamento e intervenção.
6.4 Aplicação e demonstração do plano de estudos para capacitação de Instrutores PROERD
Ementa - Proporcionar conhecimentos que capacitem o aluno a atuarem como instrutores PROERD no currículo Educacional PROERD para Pais.
Objetivos específicos:
-assimilar a filosofia e elementos chaves do Programa;
-aplicar com eficiência as técnicas de gerenciamento para adultos;
-distinguir os elementos chave necessários para fazer um modelo padrão de uma
aula PROERD do currículo.
-18-
7 - EXECUÇÃO
a) As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no horário das 0700h ás
1200h e das 1300h às 1900h;
b) Serão realizadas 01 capacitação no mês de março 2009, 01 capacitação no mês de junho 2009 e 01capacitação no mês de novembro 2009;
c) A equipe de capacitação será formada por 06 docentes policiais militares (Mentores/facilitadores), 01 docente oficial Policial Militar (Mentor/facilitador ),
01 docente oficial Policial Militar (Mentor/coordenador )01 profissional em pedagogia e 01 policial militar como apoio da coordenação.
8 -PREVISÃO DE VAGAS PARA DUAS CAPACITAÇÕES
72 (setenta e dois) Policiais Militares do Amazonas, conforme quadro abaixo:
CIDADE |
NÚMERO DE VAGAS |
Manaus |
40 |
Tefé |
02 |
Tabatinga |
02 |
Itacoatiara |
03 |
Manicoré |
02 |
Envira |
02 |
Benjamim Constant |
02 |
Lábrea |
02 |
São Gabriel da Cachoeira |
02 |
Barreirinha |
02 |
Iranduba |
02 |
Tapauá |
02 |
Barcelos |
02 |
Novo airão |
02 |
Anori |
02 |
Anamã |
01 |
Coari |
02 |
Total |
72 |
|
|
9 -LOCAL DO CURSO
Complexo Turístico Paraíso D’Angelo
Alameda Camila D’ Ângelo, Número 01 -Manacapuru/AM
10 -PREVISÃO DE CUSTOS
Conforme plano de trabalho
Obs.: Os gastos referentes a hospedagem e alimentação serão custeados com as diárias percebidas pelos policiais.
-19-
ANEXO III
SEMINÁRIO
1 -FINALIDADE
Proporcionar troca de conhecimentos e experiências, aperfeiçoar as técnicas de ensino, reforçar a padronização de procedimentos para manutenção da qualidade do programa, trabalhar a auto-estima do Policial buscando motivá-lo ainda mais.
2 - REFERÊNCIA
- NPCE -Normas de planejamento e conduta do ensino – PMAM, 1987.
3 - OBJETIVO
Instruir através de Palestras e Oficinas aproximadamente 200 (duzentos) Policiais Militares PROERD que se encontram em atividade neste Estado.
4 - PÚBLICO ALVO
Oficiais e praças Instrutores PROERD da Polícia Militar do Amazonas e Estados da Região Norte,
5 - EXECUÇÃO
a. O encontro será organizado, executado e avaliado pela Equipe de Policiais Militares da Coordenadoria Estadual do PROERD, que contará ainda com a participação de profissionais civis nas áreas de pedagogia, psicologia e motivacional;
b. O início está previsto para as 1330H, com a Solenidade de Abertura, e o encerramento às 1200H do 3º dia;
c. O seminário será realizado no mês de junho de 2009.
d. A Coordenadoria Estadual do PROERD providenciará o material didático necessário;
e. Durante o Evento, nos horários de atividade, os Policiais Militares permanecerão fardados (Uniforme Básico -4 A);
f. Programação
-20-
g. 1º Dia
HORA |
ASSUNTO |
RESPONSÁVEL |
1200H |
Recepção dos Instrutores para hospedagem no local do evento |
Coordenadoria Estadual do PROERD |
13:30H |
Abertura Oficial do Evento
|
Sugestão: Presença das seguintes autoridades: Exmº Sr. Governador do Estado; Exmº Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública ; Exmº Sr. Secretário de Estado da Educação e do Desporto; Coronel PM Comandante-Geral da Polícia Militar; Coordenador Estadual do PROERD.
|
1500H |
Panorama Nacional sobre o uso de drogas |
Palestrante convidado |
1630H |
Intervalo |
|
1645H |
Efeito das Drogas sobre o organismo |
Palestrante Convidado |
1815H |
Encerramento das atividades do dia |
Coordenadoria Estadual do PROERD |
|
|
|
2º Dia
HORA |
ASSUNTO |
RESPONSÁVEL |
0800H |
A família e os jovens – a prevenção começa em casa |
Palestrante Convidado |
1000H |
Intervalo |
|
1015H |
Didática no ensino fundamental |
Palestrante convidado |
1200H |
Almoço |
|
1400H |
Psicologia da Aprendizagem |
Palestrante Convidado |
1600H |
Encerramento das atividades do dia |
Coffee break |
1615H |
Palestra Motivacional |
Palestrante Convidado |
1800H |
Encerramento do encontro |
Coordenadoria Estadual do PROERD |
3º DIA
HORA |
ASSUNTO |
RESPONSÁVEL |
0800H |
Sexualidade/adolescência |
Palestrante Convidado |
1000H |
Intervalo |
|
1015H |
Realidade do PROERD no Amazonas |
Coordenadoria Estadual PROERD |
1100H |
Qualidades e habilidades do instrutor Proerd |
Coordenadoria Estadual PROERD |
1200H |
Encerramento |
|
6 -PREVISÃO DE VAGAS PARA AS TRÊS CAPACITAÇÕES.
200 (duzentos) Policiais Militares do Amazonas e estados da região norte e nordeste. (Conforme itens 03 e 04), segue tabela discriminatória:
-21-
CIDADE |
NÚMERO DE VAGAS |
Manaus |
100 |
Tefé |
02 |
Tabatinga |
02 |
Itacoatiara |
03 |
Manicoré |
02 |
Envira |
02 |
Benjamim Constant |
02 |
Lábrea |
02 |
São Gabriel da Cachoeira |
02 |
Iranduba |
02 |
Tapauá |
02 |
Barcelos |
02 |
Novo Airão |
02 |
Anori |
02 |
Anamã |
02 |
Coari |
02 |
Boca do Acre |
02 |
Beruri |
02 |
Careiro Castanho |
02 |
Atalaia do Norte |
02 |
Nova Olinda do Norte |
02 |
Carauari |
02 |
Rondônia |
05 |
Acre |
05 |
Roraima |
05 |
Amapá |
05 |
Tocantins |
05 |
Pará |
05 |
Bahia |
05 |
Rio Grande do Norte |
05 |
Pernambuco |
05 |
Piauí |
05 |
Alagoas |
05 |
Total |
200 |
7 -LOCAL DO CURSO
Complexo Turístico Paraíso D’Angelo
Alameda Camila D’ Ângelo, Número 01 -Manacapuru/AM
08 -PREVISÃO DE CUSTOS
Conforme plano de trabalho
Obs: Os gastos referentes a hospedagem e alimentação serão custeados com as diárias percebidas pelos policiais.
-22-
PLANO DE TRABALHO
1 -DADOS CADASTRAIS – PROPONENTE
1-DADOS CADASTRAIS.
ÓRGÃO/ENTIDADEPROPONENTE GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
|
CGC 04.312.369/0001-90
|
||||
ENDEREÇO RODOVIA VITAL DE MENDONÇA KM 09 FLORES
|
|||||
CIDADE MANAUS
|
UF AMAZONAS |
CEP 69048-660 |
DDD/TELEFONE (092) 654-5400 |
E.A ESTADUAL |
|
NOME DO RESPONSÁVEL CARLOS EDUARDO DE SOUZA BRAGA |
CPF 078.104.232-15 |
||||
CI/ÓRGÃO EXPEDIDOR 265025 -SSP/AM |
CARGO GOVERNADOR DO ESTADO |
MATRÍCULA |
|||
2 -OUTROS PARTÍCIPES
ÓRGÃO/ENTIDADEPROPONENTE SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA |
CGC 01.804.019/0001-53 |
||||||
ENDEREÇO AVENIDA TEFÉ 850 JAPIIM |
|||||||
CIDADE MANAUS |
UF AMAZONAS |
CEP 69065-020 |
DDD/TELEFONE (092) 3216-3777-3214 9412 |
E.A ESTADUAL |
|||
CONTA CORRENTE 196-9 |
BANCO 104 |
AGENCIA 1457 |
PRAÇA DE PAGAMENTO MANAUS/AM
|
||||
NOME DO RESPONSÁVEL FRANCISCO SÁ CAVALCANTE |
CPF 018.705.563-72 |
||||||
CI/ÓRGÃO EXPEDIDOR 293.572 SSP CE
|
CARGO SECRETÁRIO DE ESTADO |
MATRÍCULA |
|||||
ENDEREÇO |
CEP |
||||||
TÍTULO DO PROJETO PROJETO DE EXPANSÃO DO PROERD COMO FORMA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DO ESTADO DO AMAZONAS |
PERÍODO DE EXECUÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
|
DEZ/09 |
DEZ/09 |
|
IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO Aquisição de material permanente e de consumo para expansão do PROERD no estado do Amazonas com o treinamento para Formação de novos Instrutores para o currículo dez lições (5º e 7º ano) e currículo para Pais – PROERD, para estarem aptos a Formação de Alunos na rede de ensino do Estado.
|
-23-
JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO
Dizer não às drogas e à violência se torna um desafio superior à capacidade individual de reflexão e tomada de posicionamentos de muitas das crianças e adolescentes submetidos a esse contexto, por não encontrarem referenciais de discussão sobre como lidar com o ambiente de oferta e, de certo modo, de estímulo ao uso dessas substâncias. Imbuída de seu papel social, a PMAM vem buscando, nos últimos seis anos, ocupar nas escolas espaços nos quais se detectou estarem ocorrendo investidas de traficantes. Nesse contexto, o PROERD tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais contrários à violência e voltados à prevenção de suas causas, dentre estas a propensão, por força de fatores externos, ao uso de drogas por crianças e adolescentes. O PROERD é desenvolvido pela Polícia Militar do Amazonas desde 1998, sendo que ao longo destes seis anos ele vem sendo muito bem recepcionado pela sociedade catarinense, onde este tem servido como uma das principais ferramentas de interação com a comunidade, facilitando e melhorando o relacionamento da Polícia com o cidadão.
A Rede Pública Municipal e Estadual de ensino do Amazonas é extensa. O Programa, no primeiro momento, prioriza as escolas e colégios que estão em área de risco, ou seja, em locais onde há uma probabilidade maior da aproximação do traficante junto aos alunos. Já atingimos Desde a implantação do PROERD em nosso Estado (2002) até o 2°semestre de 2008, o total de 203.000 crianças. O PROERD atualmente encontra-se presente em 19 municípios amazonense, correspondendo a 34% do total geral destes, sendo que em 60% dos municípios já atingimos 100% das crianças de 4ª série do ensino fundamental. O presente plano tem por objetivo atingir mais municípios amazonense, visando a totalidade de crianças de 4ª série, assim como expandir o Proerd para 6ª série do ensino fundamental, que hoje ainda funciona de forma muito discreta em nosso Estado e principalmente darmos continuidade a implantação do Proerd Para Pais. Neste sentido pretendemos: 1. Formar, capacitar, treinar, motivar e atualizar Policiais Militares Instrutores PROERD, tornando-os agentes multiplicadores do programa, pois serão habilitados para serem instrutores do Proerd Pais. 2. Munir os Policiais instrutores com material necessário para aplicação do curso Proerd nas escolas e Proerd Pais. 3. Potencializar a aplicação e deslocamento dos instrutores Proerd através de aquisição de viaturas 04 rodas
|
-24-
6 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
META |
ETAPA |
ESPECIFICAÇÃO |
UNIDADE |
QTD |
PERÍODO |
|||||
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||||||||
1 |
Aquisição de Material Permanente, de consumo e serviços para a Expansão do Programa de Resistência às Drogas PROERD |
|
|
|||||||
|
1 |
Aquisição de Material Permanente para o Programa de Resistência às Drogas PROERD |
Dez/08 |
Dez/09 |
||||||
Veículo Micro ônibus |
Und |
1 |
|
|
||||||
2 |
Aquisição de Material de Consumo para o Programa de Resistência às Drogas PROERD
|
Dez/08 |
Dez/09 |
|||||||
|
Pasta em nylon na cor preta |
Unid |
380
|
|
|
|||||
|
Lápis grafite preto |
Unid |
380 |
|
|
|||||
|
|
Caneta esferográfica |
Unid |
380 |
|
|
||||
|
|
Blocos de rascunho com logomarca do PROERD, tamanho A4, contendo 20 folhas. |
Unid |
380
|
|
|
||||
|
|
Manuais do Instrutor Proerd 4ª série medindo fechada 21x30 cm, 74 páginas, papel miolo -70 gramas Off-set 1x1 cor, papel capa -145 gramas Couchê Brilho, 5x50 cores (grampeada) |
Und
|
180 |
|
|
||||
|
|
Manuais do Instrutor Proerd 6ª medindo fechada 21x30 cm, 108 páginas, papel miolo -70 gramas Off-set 1x1 cor, papel capa 145 gramas Couchê, 5,50 cores (grampeada) |
Und
|
180 |
|
|
||||
|
|
Manuais do Instrutor Proerd -Pais, medindo fechada -21x30 cm 40 páginas, papel miolo -70 gramas Off-set 1x1 cor, papel capa 145 gramas Couchê Brilho, 5x0 cores (grampeada) |
Und |
100
|
|
|
||||
|
|
Livro do Estudante Proerd 4ª série medindo fechada 21x30 cm 40 páginas, papel miolo 70 gramas Off-set 1x1 cor, papel capa -145 gramas Couchê Brilho, 5x0 cores (grampeada) |
Und
|
90.000 |
|
|
||||
|
|
Livro do Estudante Proerd 6ª série medindo fechada 21x30 cm 41 páginas, papel miolo 70 gramas Off-set 1x1 cor, papel capa -145 gramas Couchê Brilho, 5x0 cores (grampeada) |
Und |
40.000
|
|
|
||||
|
|
Livro do Estudante Proerd -Pais medindo fechada -21x30 cm, 41 páginas, papel miolo -70 gramas Off-set 1x1 cor, papel capa -145 gramas Couchê Brilho, 5x0 cores (grampeada) |
Und |
20.000
|
|
|
||||
|
|
Certificados PROERD |
Und |
150.000 |
|
|
||||
|
|
Reprodução do CD c/ Hinos |
Und |
20.000 |
|
|
||||
|
3 |
Contratação de Profissionais Palestrantes do Programa de Resistência às Drogas PROERD |
|
|
Dez/08 |
Dez/09
|
||||
|
|
Panorama Nacional sobre o uso de drogas 2 h/a |
h/a |
02
|
|
|
||||
|
|
Psicologia da Aprendizagem 2h/a |
h/a |
02
|
|
|
||||
-25-
|
|
Efeito das Drogas sobre o organismo |
h/a |
02
|
|
|
|
|
A família e os jovens – a prevenção começa em casa 2 h/a |
h/a |
02
|
|
|
|
|
Didática no ensino fundamental 2h/a |
h/a |
02
|
|
|
|
|
Palestra Motivacional 2 h/a |
h/a |
02
|
|
|
|
|
Sexualidade/Adolescência 2 h/a |
h/a |
02
|
|
|
|
4 |
Pagamento de diária para militares alunos dos cursos e equipe de mentores e apoio: |
|
|
Dez/08 |
Dez/09
|
|
4.1 |
Panorama Nacional sobre o uso de drogas 2 h/a Três Cursos de Formação de Instrutor – DOT – 5º e 7º Anos Diárias Capitão/Tem-alunos Diária Sargento-alunos Diárias Cabo soldado-alunos
|
Diária Diária Diária |
291 225 1179
|
|
|
|
4.2 |
Dois Cursos de Formação de Instrutor Currículo de Pais, para 36 (trinta e seis) Policiais Militares Diárias Capitão/Tem-alunos Diária 72 Diária Sargento-alunos Diária 82 Diárias Cabo soldado-alunos Diária 338 |
Diária Diária Diária |
72 82 338 |
|
|
|
4.3 |
Um Seminário de atualização do Programa com participação de 200 (Duzentos) Policiais Militares Diárias Capitão/Tem-alunos Diária 30 Diária Sargento-alunos Diária 270 Diárias Cabo soldado-alunos Diária 300
|
Diária Diária Diária |
30 270 300 |
|
|
-26-
10 – CRONOGRAMA DE PAGAMENTO
PLANO DE APLICAÇÃO (R$ 1,00)
Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) |
||||
NATUREZA DA DESPESA |
TOTAL
|
CONCEDENTE |
PROPONENTE |
|
CÓDIGO |
ESPECIFICAÇÃO
|
|
|
|
449052 |
Material Permanente |
160.000,00 |
90.404,00 |
69.596,00 |
339030 |
Material de Consumo |
249.740,00 |
249.740,00 |
0,00 |
339015 |
Diárias Militares |
309.778,00 |
309.778,00 |
0,00 |
339036 |
Serviço de Terceiros -Pessoa Física |
2.184,00 2 |
.184,00 |
0,00 |
TOTAL |
721.702,00 |
652.106,00 |
69.596,00 |
11-CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
(R$ 1,00)
CONCEDENTE
jul/08 |
ago/08 |
set/08 |
out/08 |
nov/08 |
dez/08 |
TOTAL |
|
|
|
|
|
652.106,00 |
652.106,00
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PROPONENTE
jul/08 |
ago/08 |
set/08 |
out/08 |
nov/08 |
dez/08 |
TOTAL |
|
|
|
|
|
652.106,00 |
652.106,00
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
-27-
12 – DECLARAÇÃO
Na qualidade de representante legal do proponente, declaro, para fins de prova junto ao Ministério da Justiça – MJ / Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP para efeitos e sob as penas da Lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Nacional ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, que impeça a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orçamentos da União, na forma deste plano de trabalho.
Pede deferimento, ________________________________ Local e Data Proponente
|
13 – APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE
APROVADO
________________________________ Local e Data Concedente
|
-28-
ANEXO V
01 -RELAÇÃO DE MATERIAIS PERMANENTES A SEREM ADQUIRIDOS
DESCRIÇÃO |
UNIDADE |
QTD |
VALOR R$ |
|
UNITÁRIO |
TOTAL |
|||
Veículo 04 rodas 32 lugares com ar condicionado (MICRO ÔNIBUS)
|
Und |
|
160.000,00 |
160.000,00
|
TOTAL |
|
|
|
160.000,00 |
02 -RELAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO A SEREM ADQUIRIDOS
Materiais Necessários para suporte aos cursos de capacitação
|
||||
ETAPA |
Material |
Quantidade |
Valor unitário |
Valor total |
2
|
Pastas |
380 |
45,00 |
17.100,00 |
Canetas |
380 |
1,50 |
570,00 |
|
Lápis |
380 |
1,00 |
380,00 |
|
Blocos de rascunho |
380 |
2,00 |
760,00 |
|
Manuais de Instrutor 4ª série |
180 |
5,50 |
990,00 |
|
Manuais de Instrutor 6 série |
180 |
5,50 |
990,00 |
|
Livro do estudante 4ª série |
90.000 |
1,10 |
99.000,00 |
|
Livro do estudante 4ª série |
40.000 |
1,20 |
48.000,00 |
|
Livro dos Pais |
20.000 |
1,20 |
24.000,00 |
|
Manual do Instrutor para pais |
100 |
5,50 |
550,00 |
|
Certificados |
150.000 |
0,20 |
30.000,00 |
|
Reprodução de cd |
20.000 |
1,37 |
27.400,00 |
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
|
|
|
249.740,00 |
03 -SERVIÇOS DE TERCEIROS / PESSOA FÍSICA
Descrição |
Quantidade |
Valor unitário R$
|
Valor total |
Contratação de Palestrantes |
14 |
156,00 |
2.184,00 |
TOTAL |
380 |
1,50 |
2.184,00 |
04 -PAGAMENTO DE DIÁRIAS MILITARES
Posto/ Graduação |
Quantidade |
Valor unitário R$ |
Valor total |
Tenente/Cap |
393 |
156,00 |
61.308,00 |
Sargento |
607 |
110,00 |
66.770,00 |
Cb / Soldado |
1817 |
100,00 |
181.700,00 |
Total |
|
|
309.778,00 |
-29-
MEMÓRIA FINANCEIRA (BÁSICA)
PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA (BÁSICA) |
||||
META |
Descrição Serviço |
Qtde |
VALOR |
|
Unitário |
Total |
|||
1 |
Curso de Formação de Instrutor - DOT - 4a e 6a Séries , |
3 |
63.782,00 |
191.346,00 |
Curso de Formação de Instrutor Currículo de Pais, para 36 (trinta e seis) Policiais Militares. |
2 |
27.026,00 |
54.052,00 |
|
2 |
Seminário de atualização do Programa com participação de 200 (Duzentos) Policiais Militares. |
1 |
66.564,00 |
66.564,00 |
3 |
Provimento de materiais necessários para suporte aos cursos de capacitação. |
1 |
249.824,00 |
249.824,00 |
TOTAL |
561.702,00 |
8.2 PREVISÃO DE CUSTO CURSO DE INSTRUTOR 5º E 7º ANO, REFERENTE A
META 1:
ALUNOS:
Posto/ |
Total PM |
Valor Unitário |
Valor Total |
Valor total |
Graduação |
|
R$ |
R$ |
12 dias |
Tenente/Cap |
07 |
156,00 |
1.092,00 |
13.104,00 |
Sargento |
06 |
110,00 |
660,00 |
7.920,00 |
Cb / Soldado |
23 |
100,00 |
2.300,00 |
27.600,00 |
Total |
48.624,00 |
MENTORES E APOIO:
Posto/ Graduação |
Total PM |
Valor Unitário R$ |
Valor Total R$ |
Valor total 13 dias R$ |
Oficias/master |
01 |
156,00 |
156,00 |
2.028,00 |
Sargento |
01 |
110,00 |
110,00 |
1.430,00 |
Cb / Soldado |
09 |
100,00 |
900,00 |
11.700,00 |
Total |
15.158,00 |
TOTAL DA CAPACITAÇAO
|
R$ 63.782,00 |
8.2.1 PREVISÃO PARA AS TRÊS CAPACITAÇÕES:
VALORES |
VALOR EM R$ |
1a CAPACITAÇAO |
63.782,00 |
2a CAPACITAÇÃO |
63.782-00 |
3a CAPACITAÇAO |
63.782-00 63.782,00 63.782,00
|
VALOR TOTAL DAS TR CAPACITAÇÕES |
191.346,00 |
-30-
8. 3 PREVISÃO DE CUSTO PARA FORMAÇÃO DE INSTRUTORES PROERD CURSO PARA PAIS OU RESPONSÁVEIS META 1 :
ALUNOS:
Posto/ Graduação |
Total PM |
Valor Unitário R$ |
Valor Total R$ |
Valor total 05 dias R$ |
Tenente/Cap |
06 |
156,00 |
936,00 |
4.680,00 |
Sargento |
07 |
110,00 |
770,00 |
3.850,00 |
Cb / Soldado |
23 |
100,00 |
2.300,00 |
11.500,00 |
Total |
20.030,00 |
MENTORES E APOIO:
Posto/ |
Total PM |
Valor Unitário |
Valor Total |
Valor total |
Graduação |
|
R$ |
R$ |
06 dias R$ |
Oficial/master |
01 |
156,00 |
156,00 |
936,00 |
Sargento |
01 |
110,00 |
110,00 |
660,00 |
Cb / Soldado |
09 |
100,00 |
900,00 |
5.400,00 |
Total |
6.996,00 |
TOTAL DA CAPACITAÇAO |
R$ 27.026,00 |
8.3.1 PREVISÃO PARA AS DUAS CAPACITAÇÕES
VALORES |
VALOR EM R$ |
1a CAPACITAÇAO |
27.026,00 |
2a CAPACITAÇAO |
27.026,00 |
VALOR TOTAL DAS DUAS CAPACITAÇÕES |
54.052,00 |
8. 4 PREVISÃO DE CUSTO PARA SEMINÁRIO, META 2 :
Corpo Discente
Posto/ |
Total PM |
Valor Unitário |
Valor Total |
Valor total |
Graduação |
|
R$ |
R$ |
03 dias |
Tenente |
10 |
156,00 |
1.560,00 |
4.680,00 |
Sargento |
90 |
110,00 |
9.900,00 |
29.700,00 |
Cb / Soldado |
100 |
100,00 |
10.000,00 |
30.000,00 |
Total |
64.380,00 |
Palestrantes
Palestras |
Valor und |
Valor em R$ |
Panorama Nacional sobre o uso de drogas 2 h/a |
156,00 |
312,00 |
Psicologia da Aprendizagem 2h/a |
156,00 |
312,00 |
Efeito das Drogas sobre o organismo 2 h/a |
156,00 |
312,00 |
A família e os jovens - a prevenção começa em casa 2 h/a |
156,00 |
312,00 |
-31-
Didática no ensino fundamental 2h/a |
156,00 |
312,00 |
Palestra Motivacional 2 h/a |
156,00 |
312,00 |
Sexualidade/Adolescência 2 h/a |
156,00 |
312,00 |
TOTAL |
|
2.184,00 |
8.4.1 Total do Seminário
Custo |
Valor em R$ |
Corpo Discente: |
64.380,00 |
Palestrantes |
2.184,00 |
TOTAL GERAL |
66.564,00 |
A equipe de treinamento será formada por Masters e Mentores PROERD da Polícia Militar do Amazonas, além de um profissional em pedagogia. i/lentores PROERD da pedagogia. |
9. RESUMO DOS CUSTOS PREVISTOS:
DESCRIÇÃO DOS CURSOS DE CAPACITAÇAO |
||||||||
META |
Curso |
Turma |
C H |
Duração |
Vagas |
Local |
Total R$ |
|
1 |
Curso de Formação de Instrutor - DOT - 4a e 6a séries. |
Oficiais e Praças |
80 |
10 dias úteis |
108 |
Interior |
191.346,00 |
|
Curso de Formação de Instrutor Currículo de Pais. |
Oficiais e Praças |
40 |
5 dias úteis |
72 |
Interior |
54.052,00 |
||
TOTAL GERAL DO EFETIVO |
180 |
- |
- |
|||||
SUBTOTAL (estratégias 1, 2 e 3) |
245.398,00 |
|||||||
DESCRIÇÃO DO SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DO PROERD |
||||||||
META |
Curso |
Turma |
CH |
Duração |
Vagas |
Local |
Total R$ |
|
2 |
Realização de Seminário para atualização do PROERD |
Oficiais e Praças |
16 |
2 dias |
200 |
Interior |
66.564,00 |
|
TOTAL GERAL DO EF |
ETIVO |
200 |
- |
- |
||||
SUBTOTAL (estratégia 3) |
66.564,00 |
|||||||
-32-